sábado, abril 14, 2007

"O Passáro" de Dirceu Graeser nunca parou de voar

No início da década de 80, ainda criança, com o rádio ligado escutava várias canções. Muitos estilos tocavam ao mesmo tempo; as estações não eram tão segmentadas. Como é comum, algumas canções povoam nosso pensamento,mas, com 6, 7 anos, você não se importa com nomes, mas as melodias se mantêm quase intactas na cabeça, entre elas destaco a música “O Pássaro” de Paulo Hilário, gravada por Dirceu Graeser em 1980, no disco de mesmo nome.

Ambos citados acima, são de suma importância para o rock local, mas fico deverás triste com esse esquecimento. Paulo Hilário ainda está tocando pela cidade com os Metralhas, (banda cover dos Beatles) acredito que a fama dos sucessos dos Beatles acabou tirando os olhos dos curitibanos para o lado o seu lado compositor. Isso ainda se mantêm nos dias de hoje e por falar nisso, tenho um certo receio que o lado autoral de bandas como o Anacrônica vá para o ralo por causa desse trabalho com covers, pois é inevitável dizer que essas pessoas acabam querendo o cover e muitas vezes o dinheiro derruba a arte.

Dirceu Graeser que é foco desse texto, começa a sua aventura pelo rock nos idos de 1965, com parcerias em composições gravadas por artistas como: Jean Carlo, que lançou muitos discos pela então conhecida gravadora Copacabana. Dirceu tinha suma-importância, pois estava ligado ao rádio e até hoje lembrado por seu trabalho no meio.

Graeser, então com 40 anos, voltou a gravar. Teve apoio de Reinaldo Godinho nos arranjos, e fez um disco com o título de "O Som do Samba no Sul-volume I".

Com a tiragem de 3.500 cópias, das quais 1.500 doou a entidades assistênciais. Dirceu compôs 8 faixas, do elepe, enquanto que Paulo Hilario, escreveu "O Pássaro", uma das músicas mais tocadas na época. A gravadora K-Tel, percebendo a força das músicas fez a reedição do disco, com o título certeiro de "O Pássaro".

Utilizou como capa uma foto da Ilha do Mel e lançando-o nacionalmente. O single com a canção “O Pássaro”, ficou entre aos mais vendidos ao lado de cantores internacionais como Nika Costa.

O Mundo Descritivo tem o prazer em colocar em voga o nome de Dirceu Graeser, que faz parte da nossa história e que tem que ser reverenciada, ressuscitada para os jovens de hoje e de amanhã. É necessária essa cultura de resgatar nomes, de dar créditos as pessoas que movimentaram a nossa música Curitibana. Dirceu ( onde estiver, agradecemos pela sua genialidade) e você Paulo Hilário, parabéns por manter a chama da música local sempre acessa.

Clique aqui e baixe o sucesso "O Pássaro" composição de Paulo Hilário gravada por Dirceu Graeser.

Nenhum comentário: